quinta-feira, 9 de abril de 2015

PLANO CURRICULAR - PROFESSOR: SANTIAGO DANTAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO                                                                                                                                                                               SÉRIE: 9ª
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DE CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
PROCESSO AVALIATIVO
1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.

2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos

3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.

4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.

5. Perceber as possibilidades de conexões entre os conhecimentos filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber, estabelecendo vias de comunicação e articulação entre eles.

6. Compreender as relações econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.

7. Refletir sobre temas da pós-modernidade, tornando explícitos seus questionamentos mais relevantes..













1º BIMESTRE


Introdução à Filosofia
Competências (1,2,4,6)

A Filosofia

Consciência mítica
·        Dimensão criativa e instituidora do imaginário
·        Cosmogonias e Teogonias
Condições históricas para o surgimento da Filosofia
Características do pensamento filosófico
Os pré-socráticos (cosmologia)
Sofistas
·        Contextualização do pensamento dos sofistas
·        Protágoras (“O homem é a medida de todas as coisas”)
  • Leitura
  • Analises de dados estátisticos
  • Interpretar tabelas
  • Leituras em charges
  • Sinfoneo
  • Construção de desenhos
  • Filmografia
  • Musicografia
  • Documentários
  • Diágnostica
  • Somativa
  • Oral
  • Seminários
  • Resolução de exércicios
  • Trabalhos escritos
  • Teste de KI
  • Debates
           2º BIMESTRE


O Pensamento Socrático
Competências (1,2,4,6)
A Lógica

O Pensamento de Platão
Competências (1,2,4,6)



















Contextualização do Pensamento de Sócrates
A Ironia e a Maiêutica Socrática
Sócrates e os Sofistas
Sócrates e a reviravolta antropocêntrica  ( “Conhece-te a ti mesmo” )

Distinção entre mundo sensível e mundo inteligível
Teoria da Reminiscência
A Democracia Grega
A República de Platão










                                  3º BIMESTRE


O Pensamento Aristotélico
Competências (1,2,4,6)
A Filosofia da  Ciência


A Filosofia Helenística
Competências (1,2,4,6)


A Metafísica
A Ética
A Teoria Política
A Lógica (raciocínio lógico formal)

Hedonismo
Estoicismo
Epicurismo
Pirronismo
Cinismo


                               4º BIMESTRE


O Pensamento Cristão
Teste de KI
Competências (1,2,4,6)
A Patrística e a Escolástica (Filosofia Cristã)
As relações entre Fé e Razão (Dogmatismo e Racionalismo, Teoria do Conhecimento)
Santo Agostinho : a fé ilumina a razão
Santo Tomás de Aquino: a razão é serva da Filosofia.

















PLANO CURRICULAR COLÉGIO JÚLIA FIALHO - PROFESSOR: SANATIAGO DANTAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO                                                                                                                                                                               SÉRIE: 1ª
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DE CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
PROCESSO AVALIATIVO
1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.

2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos

3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.

4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.

5. Perceber as possibilidades de conexões entre os conhecimentos filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber, estabelecendo vias de comunicação e articulação entre eles.

6. Compreender as relações econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.

7. Refletir sobre temas da pós-modernidade, tornando explícitos seus questionamentos mais relevantes..













                    1º BIMESTRE


Introdução à Filosofia
Competências (1,2,4,6)
O Conhecimento


Consciência mítica
·        Dimensão criativa e instituidora do imaginário
·        Cosmogonias e Teogonias
Condições históricas para o surgimento da Filosofia
Características do pensamento filosófico
Os pré-socráticos (cosmologia)
Sofistas
·        Contextualização do pensamento dos sofistas
·        Protágoras (“O homem é a medida de todas as coisas”)
  • Leitura
  • Analises de dados estátisticos
  • Interpretar tabelas
  • Leituras em charges
  • Sinfoneo
  • Construção de desenhos
  • Filmografia
  • Musicografia
  • Documentários
  • Diágnostica
  • Somativa
  • Oral
  • Seminários
  • Resolução de exércicios
  • Trabalhos escritos
  • Debates
           2º BIMESTRE


O Pensamento Socrático
Competências (1,2,4,6)
A Linguagem

O Pensamento de Platão
Competências (1,2,4,6)



















Contextualização do Pensamento de Sócrates
A Ironia e a Maiêutica Socrática
Sócrates e os Sofistas
Sócrates e a reviravolta antropocêntrica  ( “Conhece-te a ti mesmo” )

Distinção entre mundo sensível e mundo inteligível
Teoria da Reminiscência
A Democracia Grega
A República de Platão










3º BIMESTRE


O Pensamento Aristotélico
Competências (1,2,4,6)


A ética
A Filosofia Helenística
Competências (1,2,4,6)


A Metafísica
A Ética
A Teoria Política
A Lógica (raciocínio lógico formal)

Hedonismo
Estoicismo
Epicurismo
Pirronismo
Cinismo


4º BIMESTRE


O Pensamento Cristão
Violência
Competências (1,2,4,6)
A Patrística e a Escolástica (Filosofia Cristã)
As relações entre Fé e Razão (Dogmatismo e Racionalismo, Teoria do Conhecimento)
Santo Agostinho : a fé ilumina a razão
Santo Tomás de Aquino: a razão é serva da Filosofia.





PLANO CURRICULAR COLÉGIO JÚLIA FIALHO - PROFESSOR: SANATIAGO DANTAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO                                                                                                                                                                               SÉRIE: 2ª
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DE CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
PROCESSO AVALIATIVO

1º BIMESTRE


1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.

2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos

3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.

4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.

5. Perceber as possibilidades de conexões entre os conhecimentos filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber, estabelecendo vias de comunicação e articulação entre eles.

6. Compreender as relações econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.

7. Refletir sobre temas da pós-modernidade, tornando explícitos seus questionamentos mais relevantes.
Teoria do Conhecimento
Competências (1,2,3,4,5,6)

As Virtudes
Corrupção
Pensamento e a redescoberta da razão
A questão do Método (Características do Método Científico)
Relação entre sujeito e objeto na construção do conhecimento
Papel da experiência sensível no processo de construção do conhecimento
Indução e dedução - Novo Organum (Bacon e a prevalência da indução)


  • Leitura
  • Analises de dados estátisticos
  • Interpretar tabelas
  • Leituras em charges
  • Sinfoneo
  • Construção de desenhos
  • Filmografia
  • Musicografia
  • Documentários
  • Diágnostica
  • Somativa
  • Oral
  • Seminários
  • Resolução de exércicios
  • Trabalhos escritos
  • Teste de KI
  • Debates
2º BIMESTRE


Teoria do Conhecimento
Competências (1,2,3,4,5,6)
A Política

Empirismo de John Locke
Racionalismo (Descartes – idéias inatas)
Empirismo (Locke)
Diferenciação entre Racionalismo e Empirismo
Ceticismo (David Hume)


3º BIMESTRE


Teoria do Conhecimento
Competências (1,2,3,4,5,6,7)

O  Pacto social
Pensamento Kantiano (Criticismo)
Positivismo: Universalidade, Objetividade e Neutralidade
Mito do Cientificismo: as concepções reducionistas da ciência
A Escola de Frankfurt ( crítica à racionalidade científica)
A Crítica dos Pós-modernos ao Projeto de Modernidade( Lyotard, Foucault e Derrida)



4º BIMESTRE


Ciência e Filosofia
Competências (1,2,3,4,5,6,7)


A tecnologia a serviço de objetivos humanos e os riscos da tecnologia
O que é vida?  
A Bioética (Clonagem, transgênicos, eutanásia, fecundação in vitro, criogenia, células tronco, doação de órgãos)
A sociedade do conhecimento e as novas tecnologias da comunicação e da informação (robótica, internet, telemática)





PLANO CURRICULAR COLÉGIO JÚLIA FIALHO - PROFESSOR: SANATIAGO DANTAS
DISCIPLINA: FILOSOFIA
NÍVEL DE ENSINO: MÉDIO                                                                                                                                                               SÉRIE: 3ª
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
CONTEÚDO
DETALHAMENTO DE CONTEÚDO
ESTRATÉGIAS
PROCESSO AVALIATIVO

1º BIMESTRE


1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.


2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos


3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.


4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.


5. Perceber as possibilidades de conexões entre os conhecimentos filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber, estabelecendo vias de comunicação e articulação entre eles.


6. Compreender as relações econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.


7. Refletir sobre temas da pós-modernidade, tornando explícitos seus questionamentos mais relevantes.








O Sujeito Moral
Competências (1,2,3,4,5,6,7)
A lógica
O Conhecimento
Ética



















Existencialismo e Humanismo ( Sarte)
A Dialética da infinitude e da finitude humana (Eros e Tanatos) (Heidegger)
Autonomia e Liberdade
·         Desconstrução do indivíduo e o reconhecimento do outro
·         As várias dimensões da liberdade ( Ética, econômica e Política)
·         A liberdade como fundadora do humano
Liberdade e Determinismo
·        O determinismo absoluto, o fatalismo e a liberdade

  • Leitura
  • Analises de dados estátisticos
  • Interpretar tabelas
  • Leituras em charges
  • Sinfoneo
  • Construção de desenhos
  • Filmografia
  • Musicografia
  • Documentários
  • Diágnostica
  • Somativa
  • Oral
  • Seminários
  • Resolução de exércicios
  • Trabalhos escritos
  • Teste de KI
  • Debates
2º BIMESTRE


As formas da alienação moral
Competências
(1,2,3,4,5,6,7)
A Virtude
A Política


O indivíduo contemporâneo e a recusa do outro
·        Individualismo, Narcisismo e Niilismo
·        Pluralismo
A tecnologia como mediadora da subjetivação do indivíduo moderno
As condutas massificadas na sociedade contemporânea
·        A indústria cultural e o consumismo
·        A globalização
·        Hedonismo, Relativismo







3º BIMESTRE
Ética e Política
Competências (1,2,3,4,5,6,7)

O Pacto Socail



Relações de Poder

Competências (1,2,3,4,5,6,7)






Maquiavel: as relações entre Moral e Política
Cidadania: os limites entre o público e o privado
Propriedade privada dos meios de produção e senso comunitário
O Socialismo




O Trabalho
  • Na perspectiva do Materialismo Histórico-dialético
  • Na perspectiva liberal Burguesa
A Alienação
  • Definição de Alienação
  • Alienação na produção
  • Alienação no consumo
  • Alienação no lazer



4º BIMESTRE
A Democracia
Competências (1,2,3,4,5,6,7)

Arte e Cultura


A Ágora e a Assembléia: igualdade nas leis e no direito à palavra
O contexto histórico e a constituição da democracia grega
Democracia direta  x  Democracia representativa
Antecedentes: Montesquieu e a Teoria dos Três Poderes
Rousseau e a soberania do povo
Conceituação e contextualização de liberalismo e socialismo
·         O confronto entre as idéias liberais e o Socialismo
O conceito de cidadania (O cidadão da Pólis e o cidadão da cidade contemporânea)
O avesso da Democracia
·         Os totalitarismos de direita e esquerda (Os conceitos de totalitarismo de esquerda e de direita)
·         Identificação e contextualização de exemplos de regimes totalitários (Fascismo, Nazismo, Franquismo, Salazarismo, Estadonovismo, Stalinismo e Maoismo)
Fundamentalismos religiosos e a Política contemporânea
·         Conceituação de fundamentalismo religioso
·         Identificação e contextualização das religiões fundamentalistas
·         Ocidente versus oriente: o Fundamentalismo religioso como justificativa do embate econômico e político.





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