PLANO CURRICULAR - PROFESSOR: SANTIAGO DANTAS
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
NÍVEL
DE ENSINO: MÉDIO SÉRIE: 9ª
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO
DE CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.
2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados
dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos
3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às
diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.
4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da
realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no
estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.
5. Perceber as possibilidades de conexões entre os conhecimentos
filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber, estabelecendo
vias de comunicação e articulação entre eles.
6. Compreender as relações
econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.
7. Refletir sobre temas da
pós-modernidade, tornando explícitos seus questionamentos mais relevantes..
|
1º
BIMESTRE
|
|||
Introdução
à Filosofia
Competências (1,2,4,6)
A
Filosofia
|
Consciência
mítica
·
Dimensão
criativa e instituidora do imaginário
·
Cosmogonias
e Teogonias
Condições
históricas para o surgimento da Filosofia
Características
do pensamento filosófico
Os
pré-socráticos (cosmologia)
Sofistas
·
Contextualização
do pensamento dos sofistas
·
Protágoras
(“O homem é a medida de todas as coisas”)
|
|
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2º BIMESTRE
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||||
O
Pensamento Socrático
Competências (1,2,4,6)
A
Lógica
O
Pensamento de Platão
Competências (1,2,4,6)
|
Contextualização do Pensamento de Sócrates
A Ironia e a Maiêutica Socrática
Sócrates e os Sofistas
Sócrates e a reviravolta antropocêntrica ( “Conhece-te a ti mesmo” )
Distinção entre mundo sensível e mundo inteligível
Teoria da Reminiscência
A Democracia Grega
A
República de Platão
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|||
3º BIMESTRE
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||||
O Pensamento
Aristotélico
Competências (1,2,4,6)
A
Filosofia da Ciência
A
Filosofia Helenística
Competências (1,2,4,6)
|
A Metafísica
A Ética
A Teoria Política
A Lógica (raciocínio lógico
formal)
Hedonismo
Estoicismo
Epicurismo
Pirronismo
Cinismo
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|||
4º BIMESTRE
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||||
O
Pensamento Cristão
Teste
de KI
Competências
(1,2,4,6)
|
A Patrística e a Escolástica (Filosofia Cristã)
As relações entre Fé e Razão
(Dogmatismo e Racionalismo, Teoria do Conhecimento)
Santo Agostinho : a fé ilumina a razão
Santo
Tomás de Aquino: a razão é serva da Filosofia.
|
PLANO CURRICULAR
COLÉGIO JÚLIA FIALHO - PROFESSOR: SANATIAGO DANTAS
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
NÍVEL
DE ENSINO: MÉDIO SÉRIE: 1ª
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO
DE CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.
2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados
dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos
3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às
diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.
4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da
realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no
estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.
5. Perceber as possibilidades de conexões entre os conhecimentos
filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber, estabelecendo
vias de comunicação e articulação entre eles.
6. Compreender as relações
econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.
7. Refletir sobre temas da
pós-modernidade, tornando explícitos seus questionamentos mais relevantes..
|
1º BIMESTRE
|
|||
Introdução
à Filosofia
Competências (1,2,4,6)
O
Conhecimento
|
Consciência
mítica
·
Dimensão
criativa e instituidora do imaginário
·
Cosmogonias
e Teogonias
Condições
históricas para o surgimento da Filosofia
Características
do pensamento filosófico
Os
pré-socráticos (cosmologia)
Sofistas
·
Contextualização
do pensamento dos sofistas
·
Protágoras
(“O homem é a medida de todas as coisas”)
|
|
|
|
2º BIMESTRE
|
||||
O
Pensamento Socrático
Competências (1,2,4,6)
A
Linguagem
O
Pensamento de Platão
Competências (1,2,4,6)
|
Contextualização do Pensamento de Sócrates
A Ironia e a Maiêutica Socrática
Sócrates e os Sofistas
Sócrates e a reviravolta antropocêntrica ( “Conhece-te a ti mesmo” )
Distinção entre mundo sensível e mundo inteligível
Teoria da Reminiscência
A Democracia Grega
A
República de Platão
|
|||
3º
BIMESTRE
|
||||
O
Pensamento Aristotélico
Competências (1,2,4,6)
A
ética
A
Filosofia Helenística
Competências (1,2,4,6)
|
A Metafísica
A Ética
A Teoria Política
A Lógica (raciocínio lógico
formal)
Hedonismo
Estoicismo
Epicurismo
Pirronismo
Cinismo
|
|||
4º
BIMESTRE
|
||||
O
Pensamento Cristão
Violência
Competências
(1,2,4,6)
|
A Patrística e a Escolástica (Filosofia Cristã)
As relações entre Fé e Razão
(Dogmatismo e Racionalismo, Teoria do Conhecimento)
Santo Agostinho : a fé ilumina a razão
Santo
Tomás de Aquino: a razão é serva da Filosofia.
|
PLANO CURRICULAR
COLÉGIO JÚLIA FIALHO - PROFESSOR: SANATIAGO DANTAS
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
NÍVEL
DE ENSINO: MÉDIO SÉRIE: 2ª
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO
DE CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
1º
BIMESTRE
|
||||
1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.
2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados
dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos
3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às
diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.
4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da
realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no
estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.
5. Perceber as possibilidades de conexões entre os
conhecimentos filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber,
estabelecendo vias de comunicação e articulação entre eles.
6. Compreender as relações
econômicas, políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.
7. Refletir sobre temas da pós-modernidade, tornando
explícitos seus questionamentos mais relevantes.
|
Teoria
do Conhecimento
Competências (1,2,3,4,5,6)
As
Virtudes
Corrupção
|
Pensamento e a redescoberta da
razão
A questão do Método
(Características do Método Científico)
Relação entre sujeito e objeto na
construção do conhecimento
Papel da experiência sensível no
processo de construção do conhecimento
Indução e dedução - Novo Organum (Bacon e a prevalência da
indução)
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|
2º
BIMESTRE
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Teoria
do Conhecimento
Competências (1,2,3,4,5,6)
A
Política
|
Empirismo de John Locke
Racionalismo (Descartes – idéias
inatas)
Empirismo (Locke)
Diferenciação entre Racionalismo e
Empirismo
Ceticismo (David Hume)
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3º
BIMESTRE
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||||
Teoria
do Conhecimento
Competências (1,2,3,4,5,6,7)
O Pacto social
|
Pensamento Kantiano (Criticismo)
Positivismo: Universalidade,
Objetividade e Neutralidade
Mito do Cientificismo: as concepções
reducionistas da ciência
A Escola de Frankfurt ( crítica à
racionalidade científica)
A Crítica dos Pós-modernos ao
Projeto de Modernidade( Lyotard, Foucault e Derrida)
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|||
4º
BIMESTRE
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||||
Ciência
e Filosofia
Competências (1,2,3,4,5,6,7)
|
A tecnologia a serviço de objetivos humanos e os riscos da
tecnologia
O que é vida?
A Bioética (Clonagem, transgênicos, eutanásia, fecundação
in vitro, criogenia, células tronco, doação de órgãos)
A sociedade do conhecimento e as novas tecnologias da
comunicação e da informação (robótica, internet, telemática)
|
PLANO CURRICULAR
COLÉGIO JÚLIA FIALHO - PROFESSOR: SANATIAGO DANTAS
DISCIPLINA:
FILOSOFIA
NÍVEL
DE ENSINO: MÉDIO SÉRIE: 3ª
COMPETÊNCIAS/HABILIDADES
|
CONTEÚDO
|
DETALHAMENTO
DE CONTEÚDO
|
ESTRATÉGIAS
|
PROCESSO AVALIATIVO
|
|||
1º
BIMESTRE
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|||||||
1. Analisar, refletir e interpretar textos filosóficos.
2. Contextualizar o pensamento dos autores estudados
dentro do universo histórico-cultural em que foram produzidos
3. Analisar, filosoficamente, textos relacionados às
diversas áreas do conhecimento e a produções artísticas e culturais.
4. Utilizar em seu cotidiano, na problematização da
realidade e/ou de textos estudados, categorias de análise apreendidas no
estudo das diversas correntes filosóficas e de outras esferas do conhecimento.
5. Perceber as possibilidades de conexões entre os conhecimentos
filosóficos e aquelas produzidas em outros campos do saber, estabelecendo
vias de comunicação e articulação entre eles.
6. Compreender as relações econômicas,
políticas e sociais construídas nos vários contextos histórico-sociais.
7. Refletir sobre temas da
pós-modernidade, tornando explícitos seus questionamentos mais relevantes.
|
O
Sujeito Moral
Competências (1,2,3,4,5,6,7)
A
lógica
O Conhecimento
Ética
|
Existencialismo
e Humanismo ( Sarte)
A Dialética da infinitude e da finitude humana (Eros e
Tanatos) (Heidegger)
Autonomia e Liberdade
·
Desconstrução
do indivíduo e o reconhecimento do outro
·
As
várias dimensões da liberdade ( Ética, econômica e Política)
·
A
liberdade como fundadora do humano
Liberdade e Determinismo
· O determinismo
absoluto, o fatalismo e a liberdade
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2º
BIMESTRE
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As
formas da alienação moral
Competências
(1,2,3,4,5,6,7)
A
Virtude
A
Política
|
O indivíduo contemporâneo e a recusa do outro
·
Individualismo,
Narcisismo e Niilismo
·
Pluralismo
A tecnologia como mediadora da subjetivação do indivíduo
moderno
As condutas massificadas na sociedade contemporânea
·
A
indústria cultural e o consumismo
·
A
globalização
·
Hedonismo,
Relativismo
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3º
BIMESTRE
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|||||||
Ética
e Política
Competências (1,2,3,4,5,6,7)
O
Pacto Socail
Relações
de Poder
Competências (1,2,3,4,5,6,7)
|
Maquiavel: as relações entre Moral e Política
Cidadania: os limites entre o público e o privado
Propriedade privada dos meios de
produção e senso comunitário
O
Socialismo
O Trabalho
A Alienação
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4º
BIMESTRE
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A
Democracia
Competências (1,2,3,4,5,6,7)
Arte e
Cultura
|
A Ágora e a Assembléia: igualdade nas leis e no direito à palavra
O contexto histórico e a
constituição da democracia grega
Democracia direta x
Democracia representativa
Antecedentes: Montesquieu e a
Teoria dos Três Poderes
Rousseau e a soberania do povo
Conceituação e contextualização de
liberalismo e socialismo
·
O
confronto entre as idéias liberais e o Socialismo
O conceito de cidadania (O cidadão
da Pólis e o cidadão da cidade contemporânea)
O avesso da Democracia
·
Os
totalitarismos de direita e esquerda (Os conceitos de totalitarismo de
esquerda e de direita)
·
Identificação
e contextualização de exemplos de regimes totalitários (Fascismo, Nazismo,
Franquismo, Salazarismo, Estadonovismo, Stalinismo e Maoismo)
Fundamentalismos religiosos e a
Política contemporânea
·
Conceituação
de fundamentalismo religioso
·
Identificação
e contextualização das religiões fundamentalistas
·
Ocidente
versus oriente: o Fundamentalismo religioso como justificativa do embate econômico
e político.
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