segunda-feira, 15 de março de 2010

Gêneros Textuais

Segundo Bronckart (1999 p.137):
Na escala sócio-histórica são produtos da atividade de linguagem em funcionamento permanente nas formações sociais [...] . Tudo está li com o perfil da sociedade a qual o autor está inserido seu comprometimento e sua imparcialidade expondo suas concepções com a finalidade de transformação através da leitura partindo de um referencial cognitivo e empírico.
Podemos perceber que as finalidades dos gêneros textuais são múltiplas, vão muito mais além de questões gráficas e lingüísticas, englobam fatores diversificados, pois de acordo com a proposta do autor e do seu comprometimento de mudar ou não o perfil humano-social através da textualização e contextualização, a proposta é gerar mudanças culturais e tecnológicas por meio da leitura.
A grande problemática não é inserir o conteúdo no leitor, mas o leitor no conteúdo é despertar assim a motivação, o gosto pela leitura e a escrita, tendo com referenciais a critica e a interação do individuo com o meio educacional e social para a modificação da sociedade por meio do saber.
Historiador Professor Santiago Dantas

Referências bibliográficas
http://hermes.ucs.br/cchc/dele/ucs-produtore/pages/sobregeneros.htm
http://pt.shvoong.com/books/1940246-g%C3%AAneros-textuais-defini%C3%A7%C3%A3o-funcionalidade/
http://recantodasletras.uol.com.br/redacoes/874993
http://www.algosobre.com.br/gramatica/genero-textual-e-tipologia-textual.html

Técnicas de Linguagem Jurídica