sexta-feira, 10 de setembro de 2010

AUSUBIANOS X VYGOSTSKYANO

ARTIGO (AUSUBIANOS X VYGOSTSKYANO)
Dentro da temática educativa do homem contemporâneo e suas expectativas para um bom desenvolvimento de sua pratica educativa, surge constantemente à necessidade de inovações nas formas de metodologias que supram os anseios na dinâmica ensino- aprendizagem. Ao refletirmos sobre as concepções de aprendizagem segundo Vygostky ou Ausubel, percebemos que ambas apesar de alguma divergência, ambas têm em comum o interesse de explicitar os processos de mudança que ocorrem como resultado da experiência. Segundo a concepção vygostskyano: [...] “valoriza o ambiente de aprendizagem, que é visto como social e interativo [...]”. Isto não quer dizer que para Vygostky haja mais importância nos aspectos físicos, pelo contrario ele pontua a dinâmica social e afetiva nas relações do processo a auto-estima, a tomada de interação a mediação onde neste processo o professor exerce de forma inovadora a postura de facilitador da aprendizagem, este mesmo dentro dessa dinâmica ora exerce função docente ora discente. É claro que as condições físicas têm seu diferencial, mas dá ênfase ao papel do SER consciente, politizado e dialética. Para Ausubel esta dinâmica ocorre por meio da (TAS) onde o educador deve desenvolver situações didáticas que visem descobrir o conhecimento que ele porta denominado de conhecimento prévio, sua congnocencia de forma inata já traria este saber que seria desenvolvido por meio do professor criando situações onde ele chamasse a existência este conhecimento e assim surgiriam novos saberes. Ele classifica este saber “[...] a aprendizagem é aquilo que o aluno já sabe”. Fica claro que este saber deve ser “despertado”.
Prof. Santiago Dantas
Historiador

Técnicas de Linguagem Jurídica