terça-feira, 17 de agosto de 2010

As mídias como aliada na discussão e difusão da temática “diversidade”

A internet como meio de interação social e o pragmatismo da diversidade cultural.
O perfil do homem contemporâneo é a busca por uma primazia de aceitação em todos os níveis dos sociais. Atualmente o domínio das tecnologias tem sido um grande nivelador dessa pirâmide social. Mas como poderíamos utilizar as mídias como aliada na discussão e difusão da temática “diversidade”, a fim de aplicá-lá em nossa prática docente? Poderíamos sem duvida discorrer sobre o assunto de forma singular um ponto de vista ou vertente, mas ao retratarmos a dinâmica social por meio da difusão da diversidade temos que eivar as argumentações com a imparcialidade e o pluralismo ideias.
Em uma vertente bem taxativa sobre o tema diversidade, gostaríamos de pontuar algumas palavras chaves como: reeducação, valorização, preservação da identidade própria de cada individuo ou sociedade. Quando falamos de reeducação com ênfase na questão da diversidade vale apena relembrar algumas etapas de modelos de avaliação onde o educador terá como base uma analise formativa e diagnóstica de sua atividade docente. Tomemos como exemplo os professores de português nas questões da grafia, é bastante visível entre os jovens que são os que mais dominam as Tics uma desorganização e desestruturação das palavras no ato da escrita. Em Chates, Orkut, MSM entre outros a língua sofre verdadeiras mutilações por parte de seus usuários que no âmbito da presa tentam vencer o tempo, os alunos vão substituindo a grafia correta por códigos e abreviações fora da formalidade e do padrão estabelecido pela norma culta. Nesse caso temos um prejuízo que terá proporções desastrosas no futuro, a saber, vestibulares, concurso e redações ainda não utilizam este fenômeno da diversidade como meio legal de avaliação.
De olhar atento o educador teria a sua frente uma das maiores ferramentas educacionais a seu favor o ERRO, sim o erro ele iria criar situações problemas analises, comparações da escrita e a leitura, irei trazer uma pessoa que não dominasse as Tics que não conhecesse os códigos e lhe pediria para ler, então todos se surpreenderiam ao ver que o leitor não iria entender quase nada do texto. O professor transformaria o erro em acerto mostrando onde a diversidade teve sua falha realizada pela falta de ética, reflexão e critica de seu usuário. Há outro fator bem mais complexo quanto a questão da grafia especificamente, os códigos em alguns acasos é grito silenciado de alguém que não sabe escrever corretamente e que se refugia no “desconhecido” para fazer parte do processo.
Sem duvida podemos poderíamos utilizar a mídia como aliada na discussão e difusão da temática “diversidade”, alunos de cursos de línguas que antes tinham que fazer intercambio cultural fora de seus países agora o fazem por meio da internet desenvolvendo um conhecimento plural, globalizado; um exemplo claro é nos curso como Inglês, os alunos de língua inglesa almejavam ganhar bolsas foram para terem contato com língua nativa, hoje com alguns recursos tecnologias essa barreira foi transpassada.
Quando falamos da diversidade cultural por meio das mídias não estamos obrigatoriamente falando de nova cultura, e sim culturas que sofreram transformações por meio da cibercultura; o grande desafio dessa nova dinâmica social e atrelar dois sentidos básicos: tradição e modernidade e quem está incumbido dessa árdua missão são os profissionais que fazem a educação nos seus mais variados níveis. Com essa postura se ampliaria e melhoraria a pratica docente e se desenvolveria uma educação de qualidade e democrática.
Historiador Professor Santiago Dantas

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